Agente de Polícia Civil do Tocantins conclui com êxito 12º Curso de Unidades Especializadas de Fronteira, realizado no Mato Grosso do Sul

21/07/2023 28/08/2023 18:12 754 visualizações

Agente de Polícia Civil do Tocantins conclui com êxito 12º Curso de Unidades Especializadas de Fronteira, realizado no Mato Grosso do Sul

  

 

O Agente de Polícia Civil do Tocantins, Gilberto Ferreira de Souza, filiado ao SINPOL-TO, participou e concluiu com méritos o 12º Curso de Unidades Especializadas de Fronteira (12º CUEF), realizado na cidade de Naviraí, no Estado do Mato Grosso do Sul. O curso teve duração de 15 dias (entre 3 e 17 de julho) e foi composto por aulas teóricas e práticas com o objetivo de aprimorar os participantes em técnicas policiais neste tipo de atividade policial e ainda permitiu a interação e troca de experiências entre policiais de outras unidades da federação. 

 

O Brasil possui fronteiras com 10 países da América do Sul, com uma extensão total de 16.885,7 km o que torna o desafio das polícias e seus profissionais ainda maior, especialmente se considerar o fato de alguns destes países serem contumazes produtores de cocaína. O curso objetivou qualificar os profissionais para o enfrentamento destes desafios e teve em seus módulos conhecimentos como técnicas de patrulhamento, combate ao tráfico de drogas, armas e munições, estratégias de inteligência, abordagem em situações de risco, atendimento pré-hospitalar tático, entre outras áreas relevantes.  

 

Gilberto, representante do Tocantins no treinamento, comemorou ainda a integração com outras forças e policiais de vários outros estados, pois entende que cursos como este “promove o fortalecimento da integração e contribui para fomentar a atuação conjunta na segurança das fronteiras brasileiras e divisas entre os estados”. 

 

 O Agente de Polícia Gilberto Ferreira de Souza é lotado na 8ª Delegacia Regional de Polícia de Dianópolis, é Diretor Adjunto de Cultura Esporte e Lazer do SINPOL-TO, tem histórico de relevantes serviços à sociedade tocantinense e vê no aprendizado uma grande oportunidade de multiplicar os conhecimentos adquiridos junto aos demais policiais civis do Tocantins. 

 

“O curso  é muito importante no que diz respeito ao combate ao crime organizado, uma vez que o estado Mato Grosso faz fronteira com dois países: o Paraguai e a Bolívia e é praticamente onde entram 80% das drogas do país. Foi muito importante para nós como operadores de segurança para obtermos essa visão macro, de que forma eles se organizam, de que formas enviam, em quais os meios que eles ocultam, que eles escondem as drogas. Foram diversas técnicas de abordagem, técnicas de entrevista e vai ser muito importante para nós que somos operadores da área de segurança pública aqui, principalmente na região sudeste que faz divisa com outros dois estados”, afirmou.  

 

O Presidente do SINPOL-TO, Ubiratan Rebello enalteceu a importância da capacitação promovida aos operadores de segurança pública e parabenizou o desempenho de Gilberto.  

 

“Tivemos episódios recentes de bandidos que atuaram cometendo crimes em Estados vizinhos, que fazem fronteira com outros países e buscaram o Tocantins para fuga. O crime transcende fronteiras e é necessário qualificar nossos policiais e fico feliz que o Apc Gilberto tenha concluído com méritos mais esta formação”, destacou o Presidente.  

 

O curso foi realizado por meio de parceria firmada entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP), a Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP-MS), através da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul e do Departamento de Operações de Fronteira. 

 

Além de Gilberto, participou também do treinamento o Delegado Antônio Onofre Oliveira da Silva Filho, também do Tocantins e outros 41 operadores da segurança pública que atuam nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Tocantins e Rondônia. O evento ocorreu nas instalações do 12º Batalhão de Polícia Militar de Naviraí