Hoje, mais importante do que saber o que leva uma pessoa tirar a própria vida é saber como você pode ajudar

07/09/2024 07/09/2024 10:37 51 visualizações

Hoje, mais importante do que saber o que leva uma pessoa tirar a própria vida é saber como você pode ajudar

 

No Tocantins, 142 pessoas cometeram suicídio no ano de 2023. Esse número representa uma alta de 12% em relação ao ano de 2022 e, em um primeiro momento, é apenas uma “fria” estatística. No entanto, se quem estiver lendo este texto for pai, mãe, esposa, filho ou amigo de uma destas vítimas, o número se traduz em dor, angústia e saudade. 

 

Falar sobre vida é fácil. Difícil é falar sobre motivos que levam uma pessoa a não querer mais viver. Que dor é essa? O que faz alguém desejar não mais existir? Queremos e iremos falar sobre este assunto de forma responsável, como sempre temos feito sobre assuntos que vão além de nossa responsabilidade sindical. E faremos sobre esse tema, mais uma vez, por entender que nossa missão é alcançar vidas além do que é o comum de se fazer em um sindicato, pois nada é mais importante do que a vida e sem ela nossa missão não é nada.

 

O Setembro Amarelo®️ é uma campanha iniciada em 2013 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM e tem o objetivo de conscientizar e prevenir o suicídio. Nos últimos 10 anos, mais entidades, instituições e empresas têm se unido nesta campanha e mais ainda deve ser feito se quisermos uma nova realidade para nosso país, que tem índices crescentes na última década. 

 

A família Polícia Civil do Tocantins já perdeu membros para o suicídio. Mais do que uma vida, famílias marcadas pela dor e angústia moveram a Diretoria do SINPOL-TO a se posicionar nesta campanha pela vida. 

 

Agora quero que imagine. E se sua conscientização salvar uma vida? E se essa vida for de alguém que você ama? 

 

Uma coisa é certa: Não fazer nada não ajuda. Fazer alguma coisa pode salvar uma vida. E como você pode ajudar? Nas próximas semanas iremos publicar informações relevantes para entender e ajudar pessoas que estejam vivendo no limite de suas condições emocionais e psicológicas para que contribua de alguma forma com esta vida.

 

Além disso, queremos ajudar você a romper o preconceito e até a banalização que por vezes permeiam a busca por ajuda de pessoas que sofrem com ansiedade e depressão. Sim, embora sejam doenças as quais o Brasil ocupa os primeiros lugares no ranking mundial, ainda assim o tema é eivado de preconceito e desinformação. Iremos romper junto este paradigma. 

 

Quando o assunto é ansiedade, depressão e suicídio, sua ajuda é e será sempre bem-vinda! 

 

SINPOL-TO pela conscientização contra o suicídio e pela vida.